DICA DA SEMANA: A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL

DICA DA SEMANA: A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL

Hoje, no nosso quadro #dicasdegestão trazemos o livro A Estratégia do Oceano Azul de Kim Mauborgne.

Este livro é sensacional para quem deseja implementar melhorias na sua gestão estratégica. Inclusive, recomendamos montar um planejamento estratégico para se adaptar ao “novo normal” que nasce com a pandemia do coronavírus.

O livro aponta diversas estratégias e pontos-chave para construir uma diferenciação sólida da concorrência e alcançar o seu “oceano azul”, enquanto a concorrência se concentra no “oceano vermelho” – segundo analogia do autor, este espaço é onde os tubarões (concorrência) estão brigando por comida (clientes).

Hoje vamos trazer 4 passos da estratégia do oceano azul para você começar a implementar na sua empresa.

Despertar visual: Comparar sua empresa com os concorrentes e verificar o que deve ser alterado.

Exploração visual: Sair a campo para explorar as seis fronteiras, observar vantagens e que fatores se devem eliminar, criar ou mudar.

Feira de estratégia visual: Construir uma matriz de avaliação de valor com base no que viu e pedir feedback de clientes, clientes de concorrentes e não-clientes.

Comunicação visual: Criar e distribuir perfis estratégicos em uma única página e apoiar apenas aqueles que permitem implementar a estratégia.

E aí, bora colocar em prática?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *